Painel Telebrasil 2018

O evento

O Painel TELEBRASIL já é realizado há 62 edições. É o principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs. Um evento que tem como propósito colocar a pauta institucional do setor de telecomunicações, contribuir com propostas e ideias para a evolução das políticas públicas setoriais, promover a troca de informações entre o setor público e o setor privado, trazer aos formuladores de políticas e reguladores as informações mais atualizadas em termos de tecnologias, estratégias e tendências setoriais.

O Painel TELEBRASIL 2018 foi um evento singular em todos os sentidos. Com quase 800 participantes, 150 palestrantes e 38 sessões de discussão e painéis de debater, foi o maior e mais relevante painel já realizado, superando todas as expectativas ao posicionar o setor junto aos formuladores de políticas e reguladores, contribuir para a definição de uma agenda política em um ano eleitoral, aproximar a realidade das empresas de telecomunicações  do ambiente político-regulatório de Brasília e mostrar os avanços sociais e econômicos trazidos ao longo dos 20 anos de privatização do sistema de telecomunicações.

O Painel TELEBRASIL 2018 aprofundou os debates sobre as questões tributárias que impactam diretamente a oferta de infraestrutura e o consumo de serviços de telecomunicações no Brasil. Também trouxe um debate aprofundado sobre a realizada da tecnologia de 5G e da Internernet das Coisas e os ajustes regulatórios necessários a este novo ambiente. Tratou do papel essencial que as tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm no desenvolvimento de uma sociedade e das medidas que são necessárias para ampliar a competitividade do país na economia digital global.

As sessões temáticas discutiram ainda questões cada vez mais relevantes e conectadas com as gtransformações do mundo digital, como o papel das mulheres no setor de TICs, questões de cibersegurança e privacidade de dados pessoais, pirataria de conteúdos e regulação de serviços de Internet, expansão da banda larga, direitos do consumidor, espectro e muitos outros temas.

Pela primeira vez, o Painel TELEBRASIL abriu espaço para que as diferentes empresas do setor, de prestadores de serviço a empresas fornecedoras de tecnologias pudessem fazer apresentações individuais, montando um mosaico rico e aprofundado da complexa cadeia econômica setorial, os avanços e conquistas individuais e as mensagens comuns a todo o setor.

Com investimentos exclusivamente bancados pela iniciativa privada que já somam, nas últimas duas décadas, quase R$ 1 trilhão (em valor presente), o setor de telecomunicações mostrou que é essencial para o processo de transformação de nossa sociedade rumo ao Brasil Digital.